Se você não ouvir seu filho, alguém o ouvirá

familia_dentro_img_principalSe você não ouvir seu filho, alguém o ouvirá. Então, é melhor que seja você. Os pais competentes ouvem com empatia. Eles escutam seus filhos e, muitas vezes, escutam o que não querem. Você não vai ouvir apenas coisas que deseja ouvir, mas também ouvirá muita coisa que mexerá com você.

Geralmente, digo que não existe coisa melhor para lhe fazer crescer do que os filhos. É algo que nos desafia a crescer e a mudar, de uma forma tremenda. Isso é importantíssimo. A internet está invadindo os nossos lares e, se não tivermos tempo para ajudar as crianças, elas vão se expressar ao teclado e não desenvolver o dom da fala, que é saudável. Falar não significa que está certo ou errado, mas é um processo de cura.

Ensine as crianças a encontrarem as palavras para expressarem as emoções que elas estão sentindo. Isso leva tempo. Isso requer do pai chegar mais cedo em casa, ter refeições com os filhos, sair com eles, etc. Fico muito preocupada com os pais que saem cedo e não voltam para almoçar e nem a tempo de jantar. Esses pais estão perdendo um dos rituais mais importantes do lar. Isso é importantíssimo para a sua família. Faça ao menos duas refeições diárias com seus filhos. 

O ideal mesmo é que sejam três, pois é à mesa que, naquele momento de conversa, você poderá interagir com seus filhos e ajudá-los a encontrar as palavras para descrever o que ele sentiu naquele dia na escola, se foi vergonha, se foi rejeição, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *