Reconstruindo sua vida emocional com a chave da paciência

A paciência e a perseverança são virtudes cristãs imprescindíveis aos que aguardam a volta de Cristo

No livro Reconstruindo sua Vida Emocional, capítulo 7, a paciência é citada como uma das chaves para a cura emocional. O apóstolo Paulo descreve, em Gálatas 6.9, a paciência é como uma ação contínua de fazer o bem. “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecemos.”

Em 2012, a Revista Veja mostrou uma pesquisa da Universidade de Lowa, liderada pelo neurocientista William Hedgcok que mostra um estoque limitado de autocontrole no cérebro. Esse autocontrole, segundo ele, diminui conforme o uso. Isso quer dizer que quanto mais utilizado, mais probabilidade a pessoa tem de perder o controle.

Para o cientistas, as pessoas conseguem facilmente reconhecer uma situação de stress, que exige autocontrole, mas se o stress for contínuo ou recorrente a pessoa terá dificuldades em manter-se pacífico, pois não há como repor algo que se perdeu.

No entanto, a paciência é um segredo da vida cristã. Mesmo se semearmos e não alcançarmos resultados imediatos, não devemos desistir, pois, se desistir-mos, nunca colheremos. Muitas pessoas esperam mudanças nos outros sem fazer nada diferente.

Em Romanos 5, diz que a tribulação produz a paciência e esta a experiência e a esperança. Provérbios 19. 11 diz: “a sabedoria do homem lhe dá paciência. Sua glória é ignorar as ofensas”. A falta de clareza do que Deus tem para nós, têm feito pessoas desejar coisas medíocres. Vencemos a impaciência por meio da fé. É difícil? Sim, mas dificuldades não são impossibilidades.

 Além da paciência ser uma das qualidade dos frutos do Espírito, primeira Timóteo 6.11 diz: “Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.” Tenhamos algo em mente: não devemos desfalecer a fim de alcançar a promessa. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *