Não importa como você chega até Jesus

Imagem: internet
Imagem: internet

Não existe personagem melhor para ilustrar a busca por uma salvação do que Zaqueu. O nome Zaqueu significa “puro”, mas a Bíblia diz que ele era o maioral dos publicanos, rico, um cobrador de impostos. Pelo seu nome imaginamos que ele era judeu, porque seu nome tinha origem grega e as pessoas que davam esses nomes aos seus filhos vinham de uma descendência judaica. Então, ele era um homem que vivia entre os judeus, mas estava a serviço de Roma e tinha alcançado um alto posto, porque era o maioral dos publicanos.

Imagino que, no meio da multidão, ele subiu em uma árvore não somente porque era pequeno, mas também por medo do que os outros judeus poderiam fazer com ele, pois era um cobrador de impostos. Naquela época os publicanos colocavam uma sobretaxa nos impostos, e com isso, tinham um lucro maior, Zaqueu, além de ser um publicano, era rico e podemos imaginar que ele tinha muita abundância.

Por que uma pessoa como Zaqueu tinha tanto interesse em conhecer Jesus? O que leva uma pessoa a sair do conforto da sua casa e ir para o meio de uma multidão, onde poderia ser linchado e se expor dessa forma ao ponto de subir em uma árvore? Zaqueu tinha muito desejo de saber quem era Jesus. Ele queria vê-lo porque já tinha ouvido falar dos seus milagres, maravilhas e transformações. Ele devia ter muitos problemas na sua casa, problemas que o dinheiro não podia resolver ou trazer solução. Mas, de repente, ele ouve alguém dizer que aquele homem que estava fazendo sinais e maravilhas estava passando na sua aldeia, e ele disse: “Eu vou pagar o preço para vê-lo.”

Se queremos mudanças em nossas vidas, precisamos ter atitudes diferentes, fazer coisas diferentes, e foi isso que Zaqueu fez, ele subiu na árvore. O impressionante é que Jesus, ao chegar naquele lugar, olhou para cima porque a cena chamou sua atenção. Quando ele olhou para Zaqueu, viu o que estava em seu coração. Embora fosse uma pessoa que passava os seus conterrâneos para trás, que não era bem aceito pela sua sociedade, Jesus viu nos olhos de Zaqueu uma busca, um desejo. E a coisa mais maravilhosa é que a Bíblia diz que Jesus o chamou pelo nome. Jesus sabe o seu nome, ele olha para você e o vê, se você estiver determinado a vê-Lo.

Jesus o chama pelo nome: “Zaqueu, desce depressa porque importa que eu fique hoje em tua casa.” Foi um verdadeiro escândalo. A Bíblia diz que o povo começou a falar mal de Jesus: “Como é que Jesus, sendo um santo homem de Deus, não sabe que Zaqueu é um homem pecador?” Os judeus e fariseus naquela época tinham suas restrições – eles não entravam em casa de pessoas pecadoras-, mas Jesus quebrou ali um paradigma, Jesus estava dizendo para nós: “Quando você vem de coração aberto e me busca, eu não tenho restrições, não importa como chegou aqui.” Não importa como você chega até Jesus, o importante é ir de encontro a Ele, independente do problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *