Estudar fortalece o cérebro, diz pesquisa

concursos-publicos-local-de-estudo-biblioteca-concentração-como-passarVocê sabia que o fato de estudar pode contribuir para uma série de fatores, inclusive fortalece o cérebro? Isso mesmo! Em recente pesquisa divulgada pela revista Neurology, pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, constataram que indivíduos com níveis altos de escolaridade obtêm resultados melhores nos tratamento de lesões cerebrais e tendem a ter sintomas menos severos quando são acometidos por doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.

A equipe investigou um grupo de 769 pessoas com lesões cerebrais traumáticas graves e os dividiram em três categorias: pacientes que não cursaram o ensino médio, os que concluíram e, por fim, aqueles que tinham um curso de graduação. Resultado? Depois de um ano de acompanhamento, 214 pacientes se recuperaram totalmente da lesão e, desses, quase todos tinham o ensino médio. O legal foi perceber que, quanto maior os anos de estudo, maior a taxa de sucesso no tratamento. O professor Eric Schneider da instituição disse que as pessoas com  diploma universitário apresentaram  sete vezes mais chances de recuperarem as lesões do que as que somente cursaram o ensino médio.

Achei muito interessante essa pesquisa porque nos dá ainda mais motivos para “exercitar”a nossa mente. O conhecimento adquirido ao longo da vida ajuda a criar uma reserva cognitiva que guardamos em uma pequena poupança, que usamos quando necessário. Esse trabalho cumpre uma função muito além… Valoriza a educação e a importância da leitura.  Trabalhei diretamente com jovens durante muito tempo e sempre procurei instruí-los em relação ao futuro e educação deles. Adquirir conhecimento nunca é demais e isso a gente pode se estender para todo o sempre. Aprenda algo novo, exercite sua mente, conheça novas culturas, aprenda novos idiomas. Isso é de grande valia e, como vimos, ajuda a recuperar o cérebro de traumas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *