A importância dos pais para o desenvolvimento dos filhos

dialo-filhos-evita-risco-violencia-cbnfozFaz parte da natureza materna proteger os filhos quando estes são indefesos. Mas, à medida que eles crescem, é importante exercer devidamente seu papel para que haja equilíbrio em suas emoções. Pai e mãe devem exercer devidamente seus papéis para a criança ser bem-sucedida e equilibrada em suas emoções.

Filhos precisam de proteção, educação, disciplina (que não pode ser confundida com controle), se sentir supridos nas suas emoções. Isto inclui os cuidados, o colo, o apoio na infância, o diálogo na adolescência, a formação moral, intelectual, profissional e espiritual. Filhos precisam conhecer e conviver em intimidade com seus pais, pois isto lhes dará segurança. Filhos precisam de limites, para saber até onde podem ir e fazer.

Filhos devem receber proteção espiritual, serem ensinados nos caminhos e princípios de Deus, incentivados à leitura da Bíblia e à oração, levados à Igreja, receberem os modelos bíblicos a serem seguidos.

Filhos devem receber proteção emocional, e os pais devem transmitir confiança, segurança, aceitação e respeito, não economizando no amor, nos elogios e, principalmente, no carinho e afeto. Sem contato físico a criança morre emocionalmente. Até a correção, quando necessária, deve ser feita em amor. Se eles receberem todo esse suprimento e orientação, ao se emanciparem e se lançarem ao mundo sempre darão ouvidos aos seus pais e serão bem-sucedidos em todas as áreas de suas vidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *